Comentários

Data
De
Assunto

Feitosa dos inhamuns e Galvão

Segue um trecho do Livro ´´MEUS POBRES DIAS´´ do meu avô paterno Christóvão Ramos Galvão.

POR QUE SOMOS FEITOSAS DOS INHAMUNS

Há uma forte corrente, no seio da minha família, acerca de nossa ligação consanguínea com a maior família do Brasil, ou seja, a ´´Feitosa dos Inhamuns´´(para mim modesto estudioso do assunto, acho desnecessário o ´´dos Inhamuns´´, porque segundo creio, não há outro tipo de Feitosa, no mundo todo!).

Tenho pesquisado, tanto quanto mo permitem as ´´forças´´ e já disponho de motivo para dizer que posso provar que descendemos todos (os Ramos Galvão) do primeiro Alexandre, aliás do primeiro Antônio da Silva Mourão, pernambucano que , ignoro as verdadeiras razões , foi parar com os costados no sopé do Planalto da Ibiapaba, creio que no século XIX. Esse Mourão, segundo informa o grande Nertan Macêdo( O Clã dos Inhamuns) depois de radicado naquela região, como é natural, casou duas filhas com dois filhos de um Antônio de Barros Galvão, homônimo( e talvez primo legítimo, ainda não pude confirmar) de Antônio de Barros Galvão ( do Ipú) avô materno de meu Pai e irmão de Raimundo de Barros Galvão avô paterno de meu mesmo Pai. Sendo provado que Antônio da Silva Mourão( que foi pai de Alexandre da Silva Mourão) o 1º desse nome, célebre na crônica da serra grande e em escaramuças políticas e brigas até com o Pe. José Martiniano de Alencar, nascido naquela zona um pouco antes do ano de 1800, é provável que meus dois bisavôs citados( Antônio e Raimundo de Barros Galvão) sejam pelo menos, sobrinho dele, pois esses meus dois ancestrais vieram a terra precisamente no Ipú, entre 1829 e 1831( Meu Pai possuía anotações dizendo isso). O fato de não usarmos o apelido de ´´ Feitosa´´é perfeitamente explicável, tendo em vista que naqueles recuados tempos, algumas famílias tinham o costume extravagante de darem às filhas os sobrenomes das mães, e aos filhos varões , os apelidos dos Pais. Talvez seja essa explicação para o ´´nosso´´ caso. Baseio meu argumento: minha avó paterna chamava-se (porque?) Teresa Maria de Jesus( apesar de ser filha de Antônio de Barros Galvão com uma prima). Seu marido , meu avô, portanto) Chamava- se André de Barros Galvão. Todos os filhos varões usavam o sobrenome do Pai. As filhas , eram todas, fulanas ´´ Teresa De Jesus´´!

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.